A Casa de Cultura funcionava em uma casa no Cesário e foi tombada pelo município por ser considerada como a edificação que deu origem à comunidade da Rocinha. A inauguração contou com um show musical com artistas da própria comunidade, além da apresentação de Gilberto Gil, para marcar o início das atividades da Casa de Cultura da Rocinha.
A Casa de Cultura da Rocinha fazia parte de um programa do Governo Federal chamado bases de apoio à cultura (bac). Encontramos um registro da Casa da Cultura na Rocinha ainda em atividade. Veja o vídeo e observe como era a casa.
De uns anos para cá, no lugar onde jovens e crianças deveriam cultivar a cultura, hoje em dia só restaram entulhos, lixos, odores insuportáveis e até mesmo roedores. A redação do Portal Comunitário Viva Rocinha juntamente com o Presidente da Rádio Brisa, Elias Lira, visitou a extinta Casa da Cultura para verificar o estado da casa e foram registradas algumas fotos para concluirmos os fatos.
Neste ano foi inaugurado o C4/Biblioteca Parque da Rocinha e seria importante que a Casa da Cultura fosse reformada para sediar atividades, como um espaço de extensão da Biblioteca Parque, para isto seria necessário um planejamento.
Hoje só restou lembranças.. a casa que é tombada pela Prefeitura, hoje é apenas uma casa vazia, caindo aos pedaços. Literalmente, um descaso com a cultura da maior favela da américa latina que cultiva músicos, poetas, dançarinos e muitos outros velhos e jovens talentos.
via Viva Rocinha
0 comentários:
Postar um comentário